segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

PIB da Bahia deve crescer 4,5% este ano


O Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia deverá crescer 4,5% em 2007, de acordo com estimativa preliminar divulgada ontem pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), da Secretaria Estadual do Planejamento. A agropecuária foi a atividade econômica que mais cresceu, seguida pelo setor de serviços e pela indústria. Com esse desempenho, a economia do Estado segue em ritmo similar ao do País, que, segundo previsões do Banco Central, também deve apresentar uma taxa de crescimento do PIB entre 4,5% e 5%.
Os dados da SEI apontam que a expansão real da economia baiana em 4,5% é reflexo dos bons resultados em setores que tradicionalmente empregam um grande volume de trabalhadores, como a construção civil e o comércio. Nesses e nos demais ramos, a Bahia atingiu a marca de 62.600 mil novos empregos com carteira assinada gerados até novembro de 2007 – aproximadamente 60% deles criados no interior do Estado, fora do eixo metropolitano. Em comparação com os últimos anos, o número só não é superior à marca de 2005, quando 63.900 postos formais de trabalho foram criados.

Conquista Criança completa dez anos

Começou hoje e segue até a próxima quinta-feira, 20, as atividades em comemoração aos 10 anos do Programa Conquista Criança. Hoje, até as 18h, na Praça 09 de Novembro, foram realizadas exposição de estandes e apresentações culturais pelos educandos do Conquista Criança.
Amanhã, às 18h, será realizada a abertura do seminário “Refletindo as Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes”. A programação conta com a palestra Crianças e adolescentes – sujeitos de direitos, ministrada pela Profª. Drª Maria Stela Graciane, Coordenadora do Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC – SP.
A programação da terça-feira ainda conta com desfile organizado pelas oficinas profissionalizantes e entrega de certificados aos educandos que estão se desligando do Programa Conquista Criança.
Na quarta-feira, 19, a programação começa às 8h. Durante todo o dia serão realizadas apresentações culturais e palestras. Além disso, serão apresentados trabalhos científicos sobre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no município de Vitória da Conquista.
Também acontecerá um encontro com representantes de segmentos relacionados com a questão da criança e do adolescente. A programação termina na quinta-feira, 20, com o lançamento do CD do Coral do Conquista Criança.
O seminário “Refletindo as Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes” acontece no auditório da Escola de Formação em Saúde da Família.

Lula sugere paciência a Evo Morales para encarar crise

Da Agência Estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu a seu colega boliviano Evo Morales que tenha paciência para enfrentar a crise política que divide o país. Em seu discurso, Lula lembrou que viveu também graves problemas durante seus cinco anos de mandato.

"Se pudesse te dar um conselho, sem me intrometer na política boliviana, te diria: paciência, paciência, paciência. Certamente o povo boliviano, em sua sabedoria, saberá acertar as coisas", disse o presidente brasileiro, dirigindo-se a Morales.

A Bolívia está hoje dividia entre os departamentos (Estados) do Oriente, que querem maior autonomia com relação ao governo central, e o altiplano, que apóia Morales. Neste fim de semana, departamentos controlados pela oposição, como Santa Cruz e Tarija, decretaram estatutos autônomos em resposta à entrega do texto da nova Assembléia Constituinte, que não tem apoio dos opositores, para avaliação do Congresso.

Morales afirmou ser um privilégio ouvir conselhos de Lula, a quem considera um "irmão mais velho". Como retribuição, fez um apelo para organizações ambientais bolivianas para que não prejudiquem o projeto de construções de usinas hidrelétricas no Rio Madeira.

"É importante pensar no meio ambiente, mas também é importante pensar nas demandas dos nossos irmãos", disse. "Sem energia, não há desenvolvimento." Ontem, a polícia boliviana reprimiu um grupo de ativistas que se manifestava contra as usinas do Madeira em frente ao Palácio Quemado, sede do governo boliviano, pouco antes da chegada de Lula. De acordo com a imprensa local, cinco pessoas foram presas.

Ato público atrai simpatizantes do jejum de dom Cappio

Do ATARDE

Simpatizantes da causa defendida pelo bispo de Barra, dom Luiz Cappio, que completa 21 dias de jejum, nesta segunda-feira, 17, contra a transposição do rio São Francisco compareceram à praça do Campo Grande para prestar apoio ao religioso. No local, representantes de entidades sociais lideram uma vigília permanente intitulada Para que todos tenham vida: Rio, Povo e Dom Luiz. Está marcado para logo mais, às 17h, um ato ecumênico.

Datafolha aponta João Henrique como pior prefeito


Da Agência A TARDE


O prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), é considerado o pior prefeito entre nove capitais brasileiras pesquisadas pelo Datafolha. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta segunda-feira, 17.
De acordo com o instituto, o chefe do executivo soteropolitano possui uma taxa de reprovação de 43% enquanto 24% da população da capital baiana aprovam o seu mandato. No pódio dos governantes municipais, Beto Richa (Curitiba - PSDB) lidera a pesquisa, seguido pelos prefeitos de Belo Horizonte (Fernando Pimentel – PT) e Recife (João Paulo – PT).
A pesquisa foi realizada com homens e mulheres com mais de 16 anos em nove capitais do país entre os dias 26 e 29 de novembro. O ranking dos prefeitos considera a nota média atribuída a eles, em escala de zero a dez.
Em caso de empate, o Datafolha utiliza um índice próprio de popularidade. A margem de erro é de cinco pontos percentuais para cima ou para baixo.
Nesta segunda-feira, o Datafolha também divulgou o ranking dos governadores estaduais. Jaques Wagner (PT) ficou em 7º lugar com 30% de aprovação e 24% de reprovação. Aécio Neves (PSDB - MG) lidera a lista.

Zé Raimundo pode ser cassado amanhã


Da Redação


O prefeito de Vitória da Conquista, José Raimundo Fontes (PT), poderá ser cassado amanhã, quando ocorrerá, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o julgamento do processo movido contra ele e o vice, Gilsete Moreira (PSB). A acusação que pesa contra eles é a da realização de obras em período eleitoral.

Fontes está governando Conquista por força de liminar concedida cinco dias após a sua cassação, no final do ano passado, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) decidiu por 4 votos a 2 cassar o mandato do prefeito e nomear o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Pereira (PT) para prefeito e convocar novas eleições.

O relator do precesso de cassação do prefeito de Conquista será o ministro do TSE, José Gerardo Grossi, que está se despedindo da relatoria. A tendência dos demais ministros é seguir o voto do relator. No julgamento, o TSE poderá tomar as seguintes decisões: absolvição do prefeito; cassação do mandato e imediata posse do presidente da Câmara de Vereadores e convocação de uma eleição em 30 dias - eleição indireta, já que o prefeito já cumprui mais da metade domandato. Somente os 14 vereadores poderão votar; cassar o mandato do prefeito determinando a imediata posse de Coriolano Sales, 2º colocado nas eleições de 2004.