quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Será que Túlio vem aí?


A presidência do Vitória da Conquista Futebol Clube vem mantendo contato com o atacante Túlio Maravilha, artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro e um dos artilheiros do Brasil em 2007. O atleta está analisando a proposta, e ficou de apresentar uma resposta ontem, o que não aconteceu. Na enquete realizada pelo site do ECPP Vitória da Conquista, o atacante, de 38 anos de idade, recebeu 75% dos votos da torcida numa disputa com dois outros nomes conhecidos dos esportistas: Sorato e Pena.

Bahia vai ao STJD na próxima terça-feira


Do A TARDE


O Bahia terá uma semana complicada no Superior Tribunal de Justiça Brasileiro (STJD). O clube será julgado na próxima terça-feira, 11, às 16 (horário da Bahia), em virtude da tragédia no Estádio Octávio Mangabeira, a Fonte Nova, que causou a morte de sete torcedores e deixou mais de 50 pessoas feridas, no último dia 25 de novembro, durante a partida entre Bahia e Vila Nova-GO, pelo octogonal final da Série C. O Tricolor foi incluído em três artigos e poderá sofrer sérias punições.
O acidente ocorreu poucos minutos antes de encerrada a partida em que o
Bahia empatou com o Vila Nova por 0 a 0, resultado que garantiu matematicamente o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Mais de 60 mil torcedores vibravam no estádio, quando parte do piso da arquibanda do anel superior cedeu. Onze pessoas despencaram de uma altura de 20 metros, seis morreram na hora e um no hospital.
Além de ser citado no artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (deixar de manter o local que tenha indicado para realização do evento com infra-estrutura necessária a assegurar plena garantia e segurança para sua realização, prevista), o Tricolor também foi denunciado nos artigos 215 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto), e 232 (deixar de cumprir obrigação assumida em qualquer documento referente às atividades desportivas, observada a competência da Justiça Desportiva prevista em lei).
Também foram denunciados o diretor de operações da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Nilo dos Santos, e o diretor do órgão, Marcus Benício Foltz Cavalcante, por infração ao artigo 234 (falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva).
Caso seja condenado, o Esquadrão poderá desembolsar uma quantia de até R$ 200 mil, perder o mando de campo de um a dez jogos e pagar indenizações pelos prejuízos causados. Em 2006, o Bahia já havia sido punido pelo Tribunal após
incidentes com torcedores na derrota para o Ipatinga por 2 a 0, válido pela Terceirona. O clube foi penalizado com a perda do mando de campo em quatro partidas e multa de R$ 50 mil.
O julgamento terá transmissão em tempo real pelo
site da Justiça Desportiva.

Produtor argentino de "Tropa de Elite" aposta agora em conteúdo para celular

Da Reuters
Eduardo Costantini Jr, empresário argentino de 32 anos que aposta no cinema latino-americano, agora planeja entrar na produção de conteúdo para aparelhos móveis, como o celular. Ele avalia oportunidades de aquisição de fatia de controle ou minoritária em empresas de conteúdo digital com potencial de crescimento do Brasil, México ou Argentina.
A empreitada ainda está em fase inicial, mas ele já estima dispor de 15 milhões de dólares nos próximos três anos. "Ainda estamos conversando com empresas que produzam ring tones (toque de celular), games e pequenos filmes", afirmou ele à Reuters depois de ter participado do seminário Economia Criativa, organizado pelo governo do Estado de São Paulo.
Costantini, que participou da produção do filme "Tropa de Elite" não está trocando a tela grande pela pequena. A diversificação, esclareceu o filho do milionário argentino dono do quadro "Abaporu", da brasileira Tarsila do Amaral, é uma necessidade para equacionar o negócio.
A Constantini Films e a empresa dos irmãos Weinstein, ex-donos da Miramax, estão montando uma joint-venture, ainda não batizada, para levantar recursos junto a fundos de capital de risco (venture capital) para financiar a produção cinematográfica. Para tal, é preciso reduzir os riscos do investimento na produção de filmes latino-americanos.

Metade da Amazônia pode cair até 2030


Da Folha de S.Paulo


A mudança climática e o desmatamento já estão empurrando a floresta amazônica rumo à transformação em savana, e até 2030 metade da mata será derrubada, explorada por madeireiros ou afetada pela seca. A previsão é de um relatório feito por um dos maiores especialistas em ecologia amazônica, o americano Daniel Nepstad.


Intitulado "Os Ciclos Viciosos da Amazônia", o documento, encomendado pela ONG WWF, tem dados científicos novos e um objetivo político: levar a agenda da redução das emissões por desmatamento (REDD, na sigla em inglês) para as negociações do acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto após 2012. Espera-se que a COP-13, a Conferência do Clima de Bali, aborde isso, e que a manutenção da estabilidade do clima pela conservação de florestas entre na pauta.

IBGE: Cresce em 6,5% número de casamentos no País


Agência Estado


O número de casamentos realizados no Brasil prosseguiu em trajetória de expansão no ano passado. Segundo a pesquisa Registro Civil divulgada há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006 o total de casamentos no Brasil foi de 889.828, número 6,5% maior do que o apurado no ano anterior, confirmando a tendência de crescimento que vem sendo registrada no País desde 2002.


Segundo o documento de divulgação da pesquisa, o aumento pode estar relacionado à legalização de uniões consensuais. Além disso, os pesquisadores atribuem a expansão também à realização de casamentos coletivos, que têm o atrativo da redução de custos.


De acordo com os técnicos da pesquisa, a questão dos custos é responsável também pela realização do maior número de casamentos em dezembro, quando o pagamento de 13º salário e outros benefícios aumentam a disponibilidade financeira.


A pesquisa mostra que, em 2006, do total de casamentos realizados, 85,2% ocorreram entre solteiros. No entanto, houve declínio nesse tipo de casamento, que em 1996 representava 90,9% do total.

IBGE: Divórcios aumentaram 7,7% de 2005 a 2006


Agência Estado


O número de separações judiciais cresceu 1,4% no Brasil em 2006 ante o ano anterior, enquanto o número de divórcios aumentou 7,7% no mesmo período, segundo mostra a pesquisa Registro Civil divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A pesquisa revela, no que diz respeito à faixa etária dos casais nas separações judiciais e nos divórcios, que as médias de idade eram mais altas para os divórcios. Para os homens, as idades médias foram de 38,6 anos, na separação judicial, e de 43,1 anos, no divórcio.


As idades médias das mulheres foram de 35,2 na separação e 39,8 anos no divórcio.A análise das dissoluções dos casamentos, por divórcio, segundo o tipo de família, mostrou que, em 2006, a proporção dos casais que tinham somente filhos menores de 18 anos de idade foi de 38,8%, seguida dos casais sem filhos com 31,1%.

Empresário oferece prêmio para quem capturar urubus







Juscelino Souza, do A TARDE




O primeiro que capturar 11 urubus vivos vai ganhar um aparelho de TV de 20 polegadas. Não se trata de gincana ou algo semelhante, mas de uma provocação do empresário Eduardo Pereira Alves, 57 anos. Ele alega que pretende chamar a atenção das autoridades locais para a situação de abandono na qual se encontra a Praça Salvador da Matta, onde funciona a principal feira livre do município de Ipiaú, a 353 km de Salvador.

A inusitada competição gera controvérsia e promete movimentar a pequena cidade do sul baiano, pr incipalmente a partir desta sexta-feira, quando será dada a largada para o cumprimento da tarefa. “Os urubus dividem espaço com os clientes, e olha que, aos sábados, a feira recebe mais de 5 mil pessoas, vindas de toda a região”, justifica Alves.

O número de aves a serem capturadas, segundo o organizador da promoção, é sinal de misticismo e representa limpeza. “Por isso nem cinco, nem oito, nem dez. Tem que ser 11 urubus”, sustenta. Por enquanto, nenhum grupo ambientalista do município se manifestou a respeito da tarefa.