sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Chávez anuncia reforma ministerial e muda até vice-presidente


Da REUTERS


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou na quinta-feira uma mudança radical em seu governo, que afetará quase metade dos ministérios e incluirá até o vice-presidente. A decisão ocorre quando se completa um mês de sua derrota no referendo que pretendia reformar a Constituição.
Após sofrer em dezembro o primeiro revés eleitoral desde que assumiu o poder, em 1999, o presidente alterou seu agressivo discurso ideológico por um mais pragmático antes do pleito deste ano para governos estaduais e municipais.
'Creio que nossa campanha eleitoral tem que se basear nos problemas concretos das pessoas. Menos teoria e mais prática', disse Chávez em declarações por telefone a um programa da TV estatal.
O mandatário afirmou que mudará 13 dos 28 membros do gabinete ministerial, incluindo o vice-presidente. Segundo ele, as indicações completas serão públicas uma vez que ele tenha informado pessoalmente a todos os afetados.
Jorge Rodríguez, atual número dois do governo e apontado por setores chavistas como responsável pela derrota no referendo, será substituído pelo ministro da Habitação, Ramón Carrizales. Anteriormente, este havia ocupado a pasta da Infra-Estrutura.
A troca de Rodríguez -- psiquiatra de 41 anos e bastante combativo com a oposição -- por Carrizales pode ser interpretada como um sinal de diálogo com adversários políticos do presidente.
- Não podemos nos deixar arrastar por correntes extremistas, nós não somos extremistas e nem podemos ser. Não. Temos que buscar alianças, incluindo com a burguesia - disse Chávez.

Nenhum comentário: