Da Redação
O Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes) prevê que a gasolina perderá espaço para o álcool no mercado de combustíveis a partir de 2010.
Segundo o vice-presidente executivo do órgão, Alisio Vaz, a principal preocupação com essa possibilidade é a perda de arrecadação. Isso ocorre em função do alto índice de sonegação do álcool, que faz com que as distribuidoras tenham margens menores, em relação à gasolina.
Vaz estima que as vendas de gasolina se estabilizarão nos próximos três anos. A partir daí, calcula que poderá haver queda no consumo do combustível, em função do incremento da produção e da maciça presença de carros flex fuel no mercado.
"O álcool terá mais espaço. A tendência é que o preço do combustível se mantenha de 60% a 65% menor que o da gasolina. O alto preço do barril do petróleo dá clara competitividade em relação à gasolina. O preconceito em relação ao álcool é cada vez menor", afirmou.
Segundo o vice-presidente executivo do órgão, Alisio Vaz, a principal preocupação com essa possibilidade é a perda de arrecadação. Isso ocorre em função do alto índice de sonegação do álcool, que faz com que as distribuidoras tenham margens menores, em relação à gasolina.
Vaz estima que as vendas de gasolina se estabilizarão nos próximos três anos. A partir daí, calcula que poderá haver queda no consumo do combustível, em função do incremento da produção e da maciça presença de carros flex fuel no mercado.
"O álcool terá mais espaço. A tendência é que o preço do combustível se mantenha de 60% a 65% menor que o da gasolina. O alto preço do barril do petróleo dá clara competitividade em relação à gasolina. O preconceito em relação ao álcool é cada vez menor", afirmou.
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