sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Ibametro intensifica fiscalização a brinquedos


Do A TARDE On Line


Em menos de um mês acontece a celebração natalina, época mais lucrativa para o comércio varejista. Devido à proximidade desta data, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) intensificou as fiscalizações nas lojas que comercializam brinquedos.
Conforme o coordenador de fiscalização de instrumentos do Ibametro, Edson Sales, a fiscalização privilegia a segurança do produto. “Brinquedo não é brinquedo; tem que ser seguro”, diz. Os pais, continua Sales, devem ficar atentos ao selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), às recomendações de uso e de faixa etária, partes pequenas ou perfuradoras, produtos químicos e elétricos.
Segundo Sales, a Bahia não tem registro de casos mais graves, o que não implica em dedicar menos atenção ou cuidado. “Por exemplo, um brinquedo embalado em plástico deve ter a recomendação ‘manter a embalagem fora do alcance das crianças’”, ilustra. “Assim como os produtos devem ser adquiridos em estabelecimentos, e não no mercado informal”.
No caso de brinquedos importados, é importante ficar atento às recomendações, que devem estar em português. O brinquedo importado dentro do padrão exigido, explica o coordenador, deve ter sido submetido a testes em laboratórios reconhecidos pelo Inmetro, seja no Brasil ou em outro país.
Quando encontradas irregularidades, os brinquedos fora do padrão são imediatamente apreendidos pelos fiscais do Ibametro. “A fiscalização apreende o produto, notifica o comerciante, que deve apresentar a nota fiscal, e autua o comerciante e ou o fornecedor”. A multa pode variar de um a cinquenta salários mínimos.

Nenhum comentário: