
Mina contém o maior teor de ferro-vanádio do mundo
A mina de ferro descoberta pela CBPM é composta de quatro depósitos do minério com o teor de vanádio estimado como o mais alto do mundo (1,44%). Este tipo de minério é usado na confecção de turbinas aeroespaciais, ferrovias, tubulações de gás e óleo e muitas outras outras peças de aço.
Segundo o gerente geral da Largo Mineração, Kart Menchen, nesse alto teor de vanádio confere ao aço maior resistência a corrosão, a abrasão e aumenta a sua resistência. “Além disso, o minério de ferro com esse percentual de vanádio reduz o peso das peças sem perder em qualidade, o que agrega valor ao produto”, destacou.
Só para se ter uma idéia da qualidade do ferro de vanádio de Maracás, o de maior teor já descoberto até hoje, na África do Sul, tem um teor de 0,4%. O depósito do município baiano será a única mina do minério do Brasil.No mesmo local, foi detectada também a existência de platina e paládio, o que deverá aumentar ainda mais os lucros para a empresa canadense e, conseqüentemente, para o Estado.
A mina deverá gerar 450 novos postos de trabalho. Kart Menchen afirmou que a expectativa é que para cada emprego direto criado, outros cinco sejam gerados durante o ciclo produtivo da jazida. A mina deMaracás tem produção prevista de cinco mil toneladas/ano e 80% do ferro vanádio terá como destino os mercados americano, canadense e europeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário