quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Educação de Mortugaba será mostrada como modelo em livro do MEC


Max Dayan Barbosa,
de Mortugaba

Embora se verifique ainda deficiência na educação do país, quarenta cidades brasileiras foram escolhidas pelo MEC, pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e por outros órgãos, como esperança de um futuro educacional mais promissor.
Mortugaba, cidade com pouco mais de 13 mil habitantes, no Sudoeste da Bahia, mas de intensas manifestações culturais e produções audiovisuais, é uma delas. A cidade foi indicada a fazer parte de uma pesquisa a qual deverá se transformar em livro, trazendo a receita de sucesso que a fez destaque na educação.
O critério para a escolha dessas cidades, segundo a Pesquisadora das Redes Municipais, que garante o direito a aprendizagem, Mônica Samia, em entrevista a uma radio de Mortugaba, no dia nove de novembro, deve-se ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) acima do índice nacional, que é de 3,8.
A cidade obteve 4,3, maior do que cidades como Vitória da Conquista (3,2), e irá representar a Bahia e o Nordeste juntamente com outros seis municípios da região no lançamento do livro em Brasília, em março do ano que vem.
Outro fator relevante levado em conta pelos órgãos ligados a educação, foi a contribuição em melhorias e apoio as iniciativas educacionais oferecidas pelo município, que ainda possui escolas com índices a serem melhorados. “Os desafios e dificuldades também serão dispostos na pesquisa”, destacou Mônica.
Na mesma entrevista à radio, a Secretária Municipal de Educação, Elite Cerqueira Brito e a diretora da Escola Décio Carvalho, que teve destaque na pesquisa, Rosimeire Guimarães Nogueira, também comentaram o desempenho da cidade. Elas atribuíram o IDEB de 4,3, aos esforços dos alunos, à ativa participação dos pais, da comunidade e a dedicação dos professores.

Um comentário:

Unknown disse...

Que maravilha, Mortugaba! Eu não poderia ter outra reação, a não ser de me emocionar com essa notícia.
Bem que eu desconfiava que algo era (e é)diferente na cidade a qual cursei meu ensino básico. Agora definitivamente tenho certeza que a minha formação básica foi responsável pela minha formação profissional. Sempre tive e Tenho até hoje prazer pelos estudos, tanto que aos 30 anos de idade nunca parei, e espero nos próximos 12 meses concluir o meu doutorado na Universidade Federal de Lavras - MG.
PARABÉNS MORTUGABA!!
PARABÉNS CIDADÃOS MORTUGABENSES!!
Fábio Martins.