quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Motoristas de vans e Prefeitura em pé de guerra



Da Redação

Oficialmente ainda não foi feito nada. Mas a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e a Associação de Condutores de Transporte Complementar de Passageiros da Região de Lagoa das Flores (ASSCON) já estão travando uma batalha oratória sobre o transporte de passageiros para o bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista.
Prós e contras há dos dois lados. Enquanto os ônibus demoram cerca de 40 minutos para chegar ao ponto (que fica na Lauro de Freitas, mais abaixo) e o mesmo tempo para chegar ao destino, quebram no meio da estrada, o que atrasa mais ainda a viagem, e não levam mercadorias, como balaios, que as vans levam. E ainda tem a frota, cujos veículos são os mais antigos.
Em contra-partida, dá seguro aos passageiros, em caso de acidente, segue as regulamentações previstas em Lei, garante benefícios aos idosos, portadores de necessidades especiais e estudantes, o que não acontece em sua totalidade no transportes de vans.
Sobre os benefícios e malefícios das vans, quem fala é a pequena agricultora que mora na Lagoa das Flores, Elane de Sousa, 40 anos, usuária corriqueira do transporte: “quando tem uma pessoa doente lá, quem leva são as vans. Elas são a nossa ambulância. Agora, também, o ônibus é mais seguro. As vans são mais rápidas”.
A confusão está armada e tem difícil solução. Deve ir parar mesmo é na Justiça. “Se tiver de ser, vamos fazer isso mesmo. Somos pais de família e precisamos trabalhar. O transporte para a Lagoa das Flores é precário. Ônibus velho que quebra direto e demora em chegar. Nossa associação está registrada, já tem CNPJ. A Prefeitura não pode mais ficar com esse pensamento antigo. Conquista já é grande para ter os dois tipos de transporte. Cidades maiores também têm. Por que aqui não pode ter?”, pergunta o presidente da ASSCON, Erivan dos Santos Silva.
Silva disse que eles estão organizando um protesto. Em uma frase só, fez duas revelações: “Eu votei no PT e estou arrependido”. A ASSCON, atualmente, possui oito associados. O custo da passagem das vans, que leva até 12 passageiros, é o mesmo cobrado pelos ônibus. “Nós aceitamos passe de estudante e reservamos dois lugares para idosos”, garantiu Silva.
A Secretaria Municipal de Infra-estrutura Urbana, Transporte e Trânsito (Simtrans) informou que vai iniciar, a partir deste mês, operações especiais de combate ao que considera “transporte clandestino” em Vitória da Conquista. O objetivo, segundo o Simtrans, é “garantir a segurança da população e a eficiência do transporte público”.
“A medida se faz necessária em função do aumento do transporte irregular de passageiros em algumas áreas da cidade. Com ela, o Governo Municipal busca manter a organização do sistema de transporte coletivo e ampliar a qualidade do serviço prestado à população”, informou a secretária de Transportes, Márcia Pinheiro.
Segundo disse a secretária, as operações serão realizadas pela Simtrans, com a parceria da Polícia Militar, das Polícias Rodoviária Estadual e Federal, da Ciretran e da Agerba.

Nenhum comentário: